Artº Jornais de Vila Real sobre Festival Ornitológico Transmontano 2017

23-11-2017 13:54

Fonte: Semanário  A Voz Trás Montes - https://www.avozdetrasosmontes.pt/noticia/16560

 Fonte: Notícias de Vila Real 

Entre outros meios de comunicação na região norte e a nivel nacional.

DEPOIMENTO

________________________________________________________________________________________________

Elsa Ferreira, natural do Cartaxo a viver em Vila Real e sócia fundadora da ATM, explica que para se ser criador de aves tem de se gostar, de ter paixão pelas aves e pela sua companhia. Criar aves é um hobby como tantos outros, a diferença é que requer muito tempo e dedicação para se obter os resultados e objetivos pretendidos pelo criador. É uma prática amadora que em muito contribui para a ornitologia nacional. Para ser criador federado tem de se ter STAM ou seja, ser sócio de uma associação ou clube ornitológico.  Para ser nosso sócio basta ir ao nosso site e preencher o formulário on-line ou contactarnos. www.associacaoornitologicaatm.com.
 
Damos todo o apoio possível aos associados na participação dos diversos campeonatos. Aposto na inovação tecnológica e redes sociais, e somos dos poucos cujas inscrições podem ser efetuadas diretamente no site e que contem chat on-line ATM.
 
O ano passado concretizamos um sonho dos criadores transmontanos, a realização de um campeonato na nossa região (este festival), mas já fizemos 4 mostras, mini mostras e desde 2014 que realizamos no 2º e ultimo sábado de cada mês a Feira dos Passarinhos no Mercado Municipal de Vila Real. 
 Para uma exposição, os criadores escolhem as suas melhores aves e acima de tudo tem de ter muito cuidado com o estado das penas, com a limpeza das aves e seu estado de saúde.  Participar no festival trás vantagens aos criadores, além dos prémios que podem obter, divulgam a sua arte, ganham CV ornitológico, as aves ao serem avaliadas por juízes federados o criador fica a saber a qualidade das suas aves, valoriza o valor comercial das mesmas, ganha prestígio e nome no mundo ornitológico, trocam experiencias e conhecimentos sobre criação e acima de tudo convívio e passagem de bons momentos com criadores e visitantes no certame.  Agradecemos em especial o apoio do Município de Vila Real, Junta Freguesia de Vila Real, Hotel Miracorgo, Residencial Clássico e Orniex, entre outras entidades locais.

A organização do Festival e a ATM convidam à participação no Festival e à sua visita!

A todos agradecemos o apoio prestado e a divulgação.